'Achei que era polícia mesmo', diz refém de quadrilha disfarçada de PF que roubou fuzis e balas em Vinhedo
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Falsos policiais que roubaram 27 armas e 4 mil munições seguem foragidos
Um homem de 41 anos que foi feito refém pela quadrilha disfarçada de Polícia Federal que roubou 27 armas de um colecionador em Vinhedo relatou à EPTV, afiliada da TV Globo, que os bandidos chegaram na chácara "com um mandado na mão".
O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (28) no bairro Chácara Santo Antônio. Pelo menos sete criminosos roubaram 27 armas de fogo de um colecionador registrado (CAC), entre fuzis, espingardas, pistolas e revólveres. Um suspeito de envolvimento foi preso, mas os assaltantes ainda não foram localizados.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A vítima entrevistada pela EPTV conta que acreditava que os bandidos eram, de fato, policiais. Ele só passou a desconfiar quando, após o roubo, os bandidos cortaram o a conexão da internet e das câmeras de segurança.
"Nóis achava que era polícia mesmo, né? Depois que o cara começou a cortar o fio da internet, cortar os 'negócio' da câmera, aí que achamos que era bandido", relata a vítima, que trabalhava para o colecionador.
Após roubar 27 armas, mais de 4 mil munições e 20 quilos de pólvora, os criminosos colocaram o dono da casa dentro de uma viatura falsa e o abandonaram às margens da Rodovia Edenor João Tasca, após ser ameaçado de morte.
"Desceram ele do carro e falaram assim: 'Nóis não é polícia, nada. Você desce do carro, senão vamos dar um tiro na cabeça do senhor, e corre'", relatou um dos reféns.
Ninguém ficou ferido e os criminosos fugiram com o arsenal e seguem foragidos.
Equipes de investigação realizaram perícia no imóvel e analisam imagens de câmeras de segurança para identificar os autores.
O vizinho do dono das armas foi preso, após confessar que repassou informações aos criminosos. Segundo o boletim de ocorrência, ele teria dívidas com a quadrilha e teria sido ameaçado de morte.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Vinhedo, como roubo qualificado e associação criminosa.
Relembre o caso
Falsos policiais simulam operação da PF e roubam 27 armas e 4 mil munições de colecionador
Pelo menos sete pessoas armadas e usando coletes balísticos, identificando-se falsamente como policiais federais, invadiram a residência na manhã desta terça-feira (28), no bairro Chácara Santo Antônio.
Os criminosos roubaram 27 armas de fogo de um colecionador registrado (CAC), entre fuzis, espingardas, pistolas e revólveres.
Além delas, os criminosos levaram cerca de 4 mil munições intactas, 2 mil cartuchos vazios, 20 quilos de pólvora e celulares. Toda a documentação das armas também foi levada.
📽️Nas imagens, é possível ver o momento em que quatro homens chegam em um carro. Em seguida, outros dois homens descem de outro veículo e o motorista permanece dentro dele.
Os homens estão armados e um deles possui um papel na mão, um falso mandado de busca a apreensão. Eles entram no imóvel e pedem que a vítima abra o cofre e entregue as armas de fogo.
Segundo a vítima, o grupo apresentou um mandado de busca e apreensão falso e simulou o cumprimento de uma operação policial. As vítimas foram rendidas enquanto os criminosos recolhiam armas, munições e equipamentos, que foram colocados em um caminhão do tipo baú.
O dono da casa foi levado em uma falsa viatura e abandonado às margens da Rodovia Edenor João Tasca, após ser ameaçado de morte. Só então percebeu que se tratava de um assalto.
A Polícia Civil informou que o cabo de fibra óptica que abastece a internet na região foi cortado, possivelmente para dificultar a comunicação.
Circuito de câmera de segurança flagra quadrilha roubando arsenal de armas em chácara de Vinhedo
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.