Operação da PF contra tráfico ligado ao PCC prende três em Manaus por recrutar passageiros para levar drogas à Europa
02/09/2025
(Foto: Reprodução) PF prende três suspeitos em Manaus em operação contra tráfico internacional ligado ao PCC
A Polícia Federal de Campinas (SP) prendeu, nesta terça-feira (2), em Manaus (AM), três pessoas suspeitas de integrar um esquema de tráfico internacional de drogas. Segundo a investigação, o grupo recrutava viajantes para levar cocaína à Europa em cápsulas ingeridas.
A ação faz parte da operação "Venenum Transit" (no latim, em tradução livre, veneno passageiro), que teve como alvos um homem e duas mulheres, apontados como responsáveis por aliciar e organizar “mulas” para o tráfico.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo tem ligação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação busca identificar os chefes da rede criminosa, e a suspeita é de que mais de 30 pessoas estejam envolvidas.
Os presos devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental. Somadas, as penas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
Caso em Viracopos deu início às investigações
As investigações começaram em novembro do ano passado, quando uma jovem foi presa em flagrante ao tentar embarcar no Aeroporto de Viracopos com 1 quilo de cocaína no estômago. Ela passou mal antes do voo para Paris, na França, e precisou de atendimento médico.
Segundo a Polícia Federal, esta é a oitava operação de 2025 voltada a desmontar esquemas de tráfico por aeroportos brasileiros. Desde 2023, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão.
Polícia Federal cumpriu mandados de prisão em Manaus (AM) nesta terça-feira (2)
Polícia Federal/Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas