Pela 1ª vez desde 2020, número de divórcios cai na região metropolitana de Campinas
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Pela 1ª vez desde 2020, número de divórcios cai na região metropolitana de Campinas
Pela primeira vez desde 2020, o número de divórcios caiu na região metropolitana de Campinas, em 2024. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10) de acordo com as Estatísticas do Registro Civil de 2024.
🔎A publicação desta quarta revela informações sobre nascimentos, mortes, casamentos e divórcios. Os dados são informados pelos cartórios e tabelionatos de todo o país.
O levantamento também mostra que o número de casamentos aumentou 4% de 2023 para 2024 na região. Confira no gráfico abaixo.
Para o cientista social Vitor Barleta, os casamentos podem não resistir aos desafios da fase de consolidação econômica das famílias.
"Teoricamente, é aquela fase da vida em que a pessoa está se estabilizando, em que as questões financeiras talvez pesem um pouco mais. Então, é provável que isso impacte os relacionamentos. Mas também se pode relacionar com outros dados, como a diminuição da natalidade, essas taxas em quedas, tudo isso impacta o número geral", afirma o cientista social.
Perfil dos divorciados
Na região metropolitana de Campinas, a maioria das separações foi oficializada quando uma das partes do casal tinha entre 30 e menos de 50 anos.
Mulheres: 3.883 registros ao todo; maioria tinha entre 30 e 44 anos
Homens: 3.763 registros ao todo; maioria tinha entre 35 e 49 anos
Além disso, a maioria das separações foi oficializada entre casais apenas com filhos menores de idade. O cientista social Vitor Barleta ressalta o cuidado com o bem-estar das crianças depois do fim de um relacionamento.
"Você tem ainda as mães que ficam na maior parte das vezes com a guarda, uma guarda exclusiva. Mas você tem um grande crescimento da guarda compartilhada, ela cresceu bastante. Então, isso já revelaria uma possibilidade de mudança na preocupação, na responsabilidade com o cuidado dessas crianças", afirma Barleta.
Perfil dos casados
Na região metropolitana de Campinas, o grupo com maior número de casamentos é o que contempla a faixa etária entre 25 e 29 anos, seguido pelo grupo que tem entre 30 e 35 anos.
➡️Os dados referem-se aos casamentos entre cônjuges femininos e masculino, a partir da idade do cônjuge masculino — veja dados de casais homoafetivos abaixo.
Veja abaixo o número de casamentos homoafetivos em 2024:
Casamentos entre cônjuges femininos: 194
Casamentos entre cônjuges masculinos: 114
Número de divórcios diminui pela primeira vez em quatro anos na RMC
Freepik
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas