Região de Campinas tem previsão de temporal nesta terça
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Região de Campinas pode ter terça-feira com temporal; veja a previsão por cidade
A região de Campinas tem previsão de chuvas em qualquer momento do dia nesta terça-feira (16), com risco de temporal. As informações são do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
Segundo o órgão, há instabilidade e possibilidade de chuvas localmente fortes. A temperatura deve variar entre 21ºC e 25ºC e o centro pede a moradores fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil.
⛅Já na quarta-feira (17), há possibilidade de chuva pela manhã, com alta nebulosidade, mas ao longo do dia as chances de chuva diminuem com o retorno do sol.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Vazão dos rios
Com as recentes chuvas, as vazão de rios que abastecem a região aumentou consideravelmente.
O rio Atibaia, que é responsável pelo abastecimento de água de 95% de Campinas, teve aumento de 386% da vazão, passando de 9 para 45 m³/s;
O rio Piracicaba aumentou a vazão de 24 m³/s para mais de 200 m³/s cúbicos por segundo, um salto de 750;
O rio Corumbataí passou de 2 m³/s para 7 m³/s, um aumento de 150%;
Já o rio Jaguari, o principal manancial que abastece a cidade de Limeira, subiu de 3 m³/s para 24 m³/s, uma diferença de 571%;
Por fim, o rio Jundiaí teve aumento de cerca de 700% na vazão, pasando de 2 m³/s para 17 m³/s. O manancial abastace a cidade de Indaiatuba.
A EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com Flávio Forti Stenico, técnico do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). De acordo com ele, apesar das chuvas tevere aumentado a vazão dos rios, o volume ainda não é suficiente para superar a estiagem foi severa que atingiu a região em 2025, com chuvas abaixo do esperado nas bacia PCJ.
"Essa chuva da última semana não foi suficiente para recuperar todo esse cenário de baixa disponibilidade hídrica que nós vínhamos observando nos últimos oito meses. Ela trouxe uma melhora momentânea, pontual", explicou o técnico.
Flávio afirma que para que se tenha uma recuperação adequada, tanto do lençol freático quanto da nascentes, é preciso que as chuvas continuem acontecendo dentro do esperado, com quantidades mais expressivas nos próximos meses.
"Da mesma forma como os rios aumentam muito rápido de vazão, eles também reduzem muito rápido de vazão. Então, se nós tivermos 7, 8, até 10, 15 dias sem chuvas, muito provavelmente a vazão dos rios vão reduzir de uma forma significativa, aproximando-se das vazões que já estavam nos últimos dias", argumenta Flávio.
⚠️ Recomendações da Defesa Civil
Campinas pode ter temporal nesta terça-feira.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas
Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos
Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores
Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos e móveis, que podem ser levados pelo vento
Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água
Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo e acione o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo 193
Como receber os alertas
Cell Broadcast: o Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.
SMS: para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.
Telefones úteis
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores
Saiba como se proteger durante tempestades com raios e inundações
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas