Unicamp 2026: professor lista 10 filmes para dar um gás nos estudos sobre história do Brasil
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Vestibular: professor de história indica filmes que podem ajudar nos estudos
Engana-se quem pensa que o único jeito de estudar história é se debruçando em livros. O cinema, principalmente o nacional, também pode ser uma ferramenta envolvente que ajuda o aluno a ganhar repertório ao se preparar para vestibulares como o da Unicamp.
Sucessos recentes como “Ainda Estou Aqui”, premiado como melhor filme estrangeiro no Oscar de 2025, ou a produção “Malês” são alguns exemplos que retratam a trajetória política e social do Brasil, como afirma o professor de história Felipe Mello, do Colégio Oficina do Estudante.
“A gente é muito acostumado a ver somente a história ser retratada através dos livros ou através de aulas, mas os filmes também têm um papel importantíssimo nessa narrativa, até porque a arte tem essa capacidade de transcendência, de nos envolver, de nos colocar dentro dessa história”, analisa.
🎬 A pedido do g1, o professor listou 10 filmes que podem ajudar nos estudos sobre história e deu dicas de como assistir às produções com olhar crítico, aliando entretenimento aos estudos.
10 filmes nacionais para estudar história
Malês (2025), trata da Revolta de Malês de 1835;
Ainda Estou Aqui (2024), conta a história de uma família que sofreu perseguição na ditadura militar;
Marighella (2019), retrata a luta armada durante a ditadura militar;
Uma História de Amor e Fúria (2013), animação que passa por diferentes momentos da história do Brasil;
Zuzu Angel (2006), sobre a estilista que foi perseguida durante a ditadura militar;
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), ambientado nos anos de repressão política;
Olga (2004), sobre o envolvimento na Intentona Comunista em 1935;
Desmundo (2003), mostra o Brasil no século XVI;
Guerra de Canudos (1997), acompanha Antônio Conselheiro no fim do século XIX;
Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), retrata a chegada da família real ao Brasil.
História do cinema brasileiro e do Brasil
Filmes como 'Ainda Estou Aqui', 'Marighella' e 'Carlota Joaquina' ajudam a aprender história do Brasil
Reprodução/Montagem g1
O professor diz que a história do próprio cinema brasileiro também reflete momentos políticos e sociais do país. O Cinema Novo, movimento cultural da década de 1960, por exemplo, representa um momento de produção engajada.
🎥 Entenda: o Cinema Novo tinha uma visão mais crítica e realista do país, longe da idealização presente em parte nas artes anteriores. Momento em que passou a abordar temas como a pobreza, a violência, a desigualdade e o autoritarismo durante o Regime Militar.
“O movimento do Cinema Novo foi muito importante e sufocado após a decretação do Ato Institucional número 5 [AI-5, em 1968], quando esse movimento passou por um processo de desmonte”, explica.
Felipe afirma, porém, que na década de 1970 o cinema nacional foi "pouco engajado", sendo retomado com mais força na década de 1990, após o processo de redemocratização do país que começou em 1980. Esse comportamento, ligado ao momento do país, também pode ser tema nas provas.
📖 Assim, para ele, o cinema se prova uma arte com a capacidade de envolver e contextualizar, sendo uma ferramenta valiosa para complementar o aprendizado que acontece por meio dos livros e das aulas.
Importância do olhar crítico
Ele comenta que apesar de os filmes se mostrarem como uma estratégia interessante para entender história, é preciso ter sempre cuidado ao assisti-los. O aluno deve ter em mente que a narrativa em tela foi criada a partir do olhar do cineasta, ou seja: não é a realidade, mas uma perspectiva sobre ela.
“Sempre que um filme nos é apresentado, a gente tem que analisar criticamente o ponto de vista, qual é a versão que está sendo exposta nessa narrativa”.
E como assistir aos filmes de forma crítica? Segundo o professor, a dica é:
escolher filmes que retratem diferentes períodos históricos;
analisar o que a produção problematiza sobre o país;
comparar com outras fontes, como livros e pesquisas;
pesquisar o que é ficção e o que é realidade na produção;
entender quem são os personagens e qual a relação deles com os acontecimentos;
analisar qual era o contexto político e social no momento em que foi produzido
usar o filme como ponto de partida para debates e reflexões.
“A partir do conhecimento adquirido nesses filmes, você também pode elaborar uma resposta, mas principalmente numa redação que vai te ajudar a argumentar a respeito de algum assunto, de algum tema importante”, diz.
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